Gosta de café bom de verdade? Então jamais compre em pó!

Em dez segundos, os grãos viram pó, perfeito para um café fresco e cheio de sabor

Tem gente viciada em café e tem aqueles que amam café. De forma alguma são o mesmo tipo de pessoa– quem não consegue viver sem cafeína toma qualquer trambolho que colocarem na xícara, manda ver mesmo naqueles que ficam horas azedando numa garrafa térmica e nem se importa se o grão tem o mínimo de qualidade. Quem ama café quer saber é do sabor, da textura, do aroma, da cremosidade. Os apaixonados não desejam apenas matar a vontade, mas sim ter prazer com o que bebem e obter do produto o melhor do que há nele, exatamente como quem ama vinho, cerveja ou chocolate.

Então, para quem ama café, uma dica preciosa que aprendi com alguns dos melhores baristas do país: JAMAIS COMPRE CAFÉ EM PÓ. Não é à toa que as melhores máquinas de espresso vem com um moedor embutido.

Pó fresquinho e de boa qualidade: garantia de café bom

Pode parecer besteira para você, afinal, sua avó moía quilos e deixava por semanas na dispensa. Bom, sua avó também lavava roupa na mão, batia bolo no braço… Um costume antigo não é, por si só, bom. Aprenda com os baristas as razões pelas quais, daqui pra frente, caso deseje uma bebida boa de verdade, você deve comprar um bom café em grão, levar pra casa e moer no seu moedor.

O pó recém moído prestes a virar um espresso: mas voce também pode fazer coado

Aliás, os moedores caseiros modernos, como o Krups GVX2, da marca alemã Krups, fazem isso rapidérrimo. Este, em específico, tem 17 níveis de moagem (grossuras do pó), um seletor que mói apenas o que você vai consumir na hora (é 1 xícara? 2? 3?). Mas, se você exagerar e  quiser guardar pra dali à pouco, pode deixar no reservatório fechado hermeticamente. Custa 199 reais.

E o resultado final: café encorpado, cheiroso e perfeito

PORQUE SÓ COMPRAR CAFÉ EM GRÃO
1.
Os aromas e sabores mais voláteis e complexos oxidam até 20 minutos após a moagem. O melhor do café dura pouquíssimos minutos depois dele ser moído– imagine a qualidade de um que fica guardado por semanas…
2. Só compre grãos que vem em embalagens grossas e com válvula, aquele buraquinho que serve para expelir o dióxido de carbono que o café produz durante e após a torra, sem permitir que o oxigênio entre.
3. Prefira dos cafés 100% arábica, espécie de melhor qualidade em todo o mundo. Se tiver com vontade de investir em algo especial, pergunte sobre cafés de microlote (seleção de grãos extra especiais).
4. No preparo, use água sem cloro, seja mineral ou filtrada por carvão ativado: o cloro destrói os componentes aromáticos do café e deixa um sabor horrível na bebida.

Gastrolândia

Promova sua página também

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados