Associação Brasil à Mesa: finalmente, um grupo em prol da valorização da gastronomia brasileira

Mônica Rangel, chef do restaurante Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá, ficou absolutamente ultrajada quando soube, em julho do ano passado, que o SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem) passou a determinar que, para ser considerado um hotel estrelado, o estabelecimento teria que, além possuir equipe bilíngue, contar com um restaurante de cozinha internacional. Segundo este documento, acreditava-se que o Brasil não tinha pratos suficientemente fortes para representar a cozinha local. Ou seja: segundo este sistema, é muito mais importante um hotel na Bahia servir  boeuf bourguignon do que bolo de tapioca ou um em Belém arrasar na Lasanha bolonhesa mas nem precisar se preocupar com pato no tucupi. Em suma: um assassinato a cultura.

Dali em diante, Mônica tratou de unir chefs para ir até o governo federal explicar a importância e a grandiosidade da cozinheira brasileira -e, claro, conseguir apoio para divulgar esse aspecto cultural tão importante. Depois de várias manifestações on e off line, um abaixo-assinado e apoio de nomes fortes da gastronomia nacional como Roberta Sudbrack, Carla Pernambuco e Rodrigo Oliveira, o Grupo de Turismo Gastronômico finalmente será lançado oficialmente durante o próximo Festival Gastronômico de Visconde de Mauá, nos dias 18, 19 e 20 de maio.

O grupo reúne integrantes das esferas públicas como Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae e chefs de cozinha. Os cozinheiros participam por meio da Associação Brasil à Mesa – em fase final de criação – que terá como objetivo preservar, desenvolver e promover em diversos âmbitos a cultura culinária brasileira e seus autores.

Espero que o governo perceba que a gastronomia brasileira é, pelo menos, tão importante quanto a francesa, italiana, japonesa… PELO MENOS.

 

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados