Bacaba, araticum, vinagreira: conheça ingredientes brasileiros em livro online e gratuito

Conhece?

Conhece?

Bacaba, araticum, vinagreira, araruta, cagaita, coco-babão, lobeira, mama-cadela, taioba, muricato: todos ingredientes que nascem no nosso imenso quintal chamado Brasil. Muitos deles, esquecidos da maioria e não cultivados…

Se continuarmos a só comprar e comer rúcula, couve, agrião, maçã, banana, manga e abacaxi, dentro de pouco tempo é tudo o que teremos. Nossa diversidade em frutas, verduras e legumes é imensa e depende muito de nós, do nosso poder como consumidores, que ela não seja reduzida apenas ao “que vende”. Que ela não seja pisoteada por alimentos que viajam meio mundo até chegar em nossas mesas.

Já comeu?

Já comeu?

Por isso o trabalho de compilação de ingredientes nacionais realizado pelo Ministério da Saúde é tão interessante e importante – e está disponível gratuitamente, online, clicando AQUI. Precisamos voltar a conhecer e comer o que é nosso, fresco e sazonal.

O livro online do Ministério da Saúde traz um catálogo dos ingredientes brasileiros e também muitas receitas

O livro online do Ministério da Saúde traz um catálogo dos ingredientes brasileiros e também muitas receitas

Além da descrição dos ingredientes por região, há receitas bem bacanas e baratas. Será mesmo que nenhuma editora vai imprimir isso e vender com custo subsidiado? Seria muito, muito importante para que comecemos a dar valor a dois dos nossos maiores tesouros: biodiversidade e gastronomia.

Mas vê-se que este projeto não teve muita verba (cultura, algo que o Brasil não liga a mínima…): não há como navegar inteligentemente pelo pdf, não é possível favoritar por página e, sinceramente, teve zero trabalho de divulgação. Pena. Muita pena.

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados