E o vinho que melhor harmoniza com mozzarella de búfala é…

Harmonizações são tão interessantes por que ressaltam o melhor dos itens envolvidos. Fazem o todo se tornar algo muito além da soma das partes. Não à toa suscitam tanta curiosidade. Uma das mais famosas no mundo – queijo e vinho – vem se tornando mais e mais  interessante a medida que cresce o número de rótulos, de diversas partes do mundo, e as variedades, sabores e texturas de queijos. Possibilidades para uma vida.

Com o intuito de descobrir o melhor vinho para parear com a mozzarella de búfala brasileira (aquela feita SÓ com leite de búfala e não diluída com leite de vaca!), o Selo da Búfala, a Pitanga Digital Branding e a Associação Brasileira de Sommeliers- SP (ABS), com apoio da importadora Casa Flora e do restaurateur Juscelino Pereira, organizaram um almoço, 14 de agosto, no Piselli. Nele foram provados e testados os italianos Cantina Cellaro Due Lune IGT (Nero d´Avola e Nerello Mascalese),  Cantine Antonio Caggiano – Béchar Fiano di Avellino (100% Fiano di Avellino),  Cantine Antonio Caggiano – Devon Greco di Tufo (100% Grecco di Tufo),  Poderi Luigi Eimaudi – Barbera DOC 2009, Camigliano – Rosso di Montalcino 2009 (100% Sangiovese) e Cantine Cellaro Solea Inzolia – Branco 2010 (100% Inzolia).

A mozzarella, os vinhos competidores e Cláudio Varella, diretor Selo da Búfala, e Juscelino com o vinho vencedor

Os convidados – Dr. Rogério Lion, diretor da ABS; o restaurateur Juscelino Pereira; Sergio Alexandre, sommelier do restaurante Piselli; Fernanda Cestari, consultora gastronômica; Ivania Amaral, Sommelière da importadora Casa Flora; Cláudio Varella Bruna, diretor do Selo de Pureza 100% Búfala- chegaram a conclusão que, para a mozzarella brasileira, o vinho mais “redondo” é o Poderi Luigi Einaudi Barbera 2009 (R$ 80, preço médio na importadora), de sutil acidez, corpo médio e notas levemente frutadas .

O evento Mozzarella and Wine Wedding, que se originou na Itália, tem como intuito facilitar a escolha do vinho tanto para estabelecimentos quanto para consumidores finais, garantindo um bom “casamento” entre ele e antepastos à base de mozzarella ou mesmo a mozzarella  apenas com azeite e pães.

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados