Pixie: a Nespresso portátil e “colecionável”

A nova máquina é pequena, esquenta água em apenas 30 segundos (poupando energia) e desliga automaticamente depois de 9 minutos sem uso

Sempre me incomodou o fato da Nespresso usar a tecnologia de cápsulas — cada xícara de café feita significa uma delas no lixo. Imagine milhões se juntando ao redor do mundo, praticamente um arco-íris de detrito. Realmente desnecessário.

Então, há dois anos, a marca começou a intensificar a pegada socialmente correta: todos os pontos de vendas da Nespresso contam com um totem de reciclagem. “Nós separamos a borra do alumínio, lavamos, e damos gratuitamente a primeira para confecção de adubo e, a segunda, para cooperativas de reciclagem”, me disse uma das executivas responsáveis marketing da companhia no Brasil. Mas parece não ter bastado: para melhorar a imagem e tornar-se mais ecologicamente correta — além de, claro, lançar uma novidade bonita, portátil e colecionável (já explico a razão)–, a Nespresso acaba de lançar sua nova máquina, a Pixie.

Junto com a Pixie serão lançadas as xícaras, inspiradas no design das cápsulas, em 16 cores--- uma para cada blend da marca

Criada pelo escritório parisiense de design 5.5, a Pixie é pequena, leve (pesa só 2,8 kg) e pode ser levada fácil, fácil em viagens. Além disso, esquenta a água em 30 segundos– o que consome muito menos energia do que os modelos tradicionais– e desliga automaticamente após nove minutos sem uso. Mas as “ecologices” não pararam por aí: o estojo para guarda das cápsulas, antes de feito de madeira e isopor, hoje é 100% confeccionado com materiais…. recicláveis, claro. Então perguntei: “Tudo bem que as cápsulas são completamente recicláveis, mas os clientes efetivamente as retornam para esse fim?” A resposta me deixou um tanto estarrecida: “Ainda não é tanta gente que leva as cápsulas usadas. Muitos cliente perguntam se não vamos pagar nada em troca delas, já que estão devolvendo”.

Ah, mas claro! Cidadão que tem uma máquina de, sei lá, mil-reais-e-lá-vai-pedrada, e prepara cafés que custam cerca de R$ 2 a xícara, precisa mesmo de um incentivo financeiro para fazer o que deveria fazer por pura cidadania e mínimo de civilidade! É só levar a trolha usada na hora em que for até a loja comprar uma nova remessa, oras!

A Pixie chega ao mercado no dia 15 de Abril e custará R$ 790. Junto com ela, serão lançadas as belas xícaras, inspiradas no desenho das cápsulas, em 16 cores– uma para cada blend de café– e dois tamanhos (expresso, a pequena; lungo, a grande). Ideal para quem gosta de colecionar ou quer dar uma graça colorida na decoração da cozinha.

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados